sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FACE NEGRA - FACE CLARA

Todos os dias nos surpreendemos com as pessoas, umas vezes para o bem, outra vezes para o mal.
O pior de tudo é que nunca conseguimos ver o lado bom desta situação.

Falo por mim, fico sempre muito mais abatida e triste quando de repente num comentário, ou numa atitude me vou apercebendo que afinal aquela pessoa que eu tinha por muito minha amiga, ou por pessoa séria, incapaz de fazer alguma coisa que me prejudicasse, se demonstra, aparece, e afinal " BUMMMMMM", tudo que se constrói durante anos, desaparece em segundos.

Por outro lado, e contra mim falando, pessoas há, às quais não damos valor durante anos, que estão ali ao nosso lado e teimamos em não as ver, e que de repente numa atitude, ou num comentário, percebemos que afinal essa pessoa é muito mais integra e séria, e que é uma pessoa bem formada que merece um pouco mais da nossa atenção. Revelou-se uma boa surpresa, como se costuma dizer.

Nos últimos tempos senti os dois lados da lua, a face negra e a face clara, e então porque é que em vez de ficar triste e abalada com a descoberta da face negra de algumas pessoas, não fico mas é feliz com a descoberta da face clara de outras pessoas?

Porque tendemos sempre para o pessimismo?
Será que afinal gostamos de ter motivos para sofrer? Ou será perfeitamente normal, porque quando depositamos demasiadas expectativas em alguém e sentimos que fomos defraudados a dor é bem maior que a alegria da descoberta de um novo amigo?


Li este comentário ainda estava no liceu, já lá vão uns bons aninhos “ toda a gente tem uma face negra que não gosta de mostrar a ninguém”.

E é bem verdade! Mas não se pode esconder ad eternum uma coisa que faz parte de nós, e a maior Felicidade é termos pessoas que ainda que a conheçam, não nos deixem, e nos amem mesmo assim!

Sou uma dessas sortudas!

A todos os outros que pensam que podem continuar a viver assim, só posso deixar um conselho:

Desenganem-se, mais tarde ou mais cedo, há-de haver uma atitude que vai deixar o vosso amigo a pensar, e senão tiverem coragem e dignidade para pedir desculpa, ele irá tirar as conclusões que quiser.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo com o teu post! Ao longo de todos estes anos que passamos,mais ou menos tempo, juntos fomos descobrindo várias pessoas que nos surpreenderam pela positiva ou pela negativa, mas sempre te vi a encarar todas essas situações com um sorriso.
Continua sempre a olhar para o lado positivo das "coisas", é por essas e por outras que gosto muito de ti :)

Bijinhos

Anónimo disse...

A humildade de coração nem toda as pessoas a têm. Temos que sentir misericórdia das pessoas que nos entristecem de um modo ou do outro!
Porque cada pessoa só é transparente para Deus, e isso é que é o mais importante querida, saberes que a tua sinceridade, companheirismo, amizade só Ele vê, e claro, algumas pessoas.
Eu pessoalmente, tenho o previlégio de saber que tu, desde o 1.º ano de faculdade.. Desde 1996 (como o tempo passa!!!!), nunca me desapontaste. Sei que posso contar ctg a qualquer hora do dia, estás sempre presente, e dou graças a Deus por me ter cruzado com uma pessoa como tu Sandrinha.. Porque humildade de coração nem todos a têm! E tu tens...
Mts beijinhos,
Ângela