quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SAUDADES............

O novo álbum dos Extreme chama-se Saudade, uma palavra escolhida pelo Nuno Bettencourt e que os restantes membros da banda apreciaram.

Afinal, de quem temos saudades?
E será que temos mais das saudades de coisas ou de pessoas?
Será possível ter saudades do que ainda não vivemos?

Eu, por exemplo, tenho saudades de muita gente.....como quase todos sabem, sou de Mirandela, portanto não tenho ninguém cá no Porto, tenho saudades da minha família.

Vivi durante anos com a minha irmã, e como todas as irmãs que se prezam andávamos imensas vezes à turra e à massa...mas agora que ela já não está no Porto, que está a 300 km de mim, em Lisboa, tenho imensas saudades dela!! Saudades de discutir com ela, saudades de gozarmos juntas com outras pessoas e de sermos gozadas, de trocar de brincos, de decidir quem arruma o quê e quem faz o jantar....de comermos tanto tanto tanto, que só tínhamos vontade de vomitar depois jantar! Hehehee!!!! Bons tempos!


Tenho saudades de alguns amigos que estavam muito perto de mim, e que por razões da vida, agora vejo muito menos, o Maia, a Ana (Abelha), a Sara, o Nuno e a Ana, Joana Pinheiro, a nossa linda Sarinha de Arganil que está em Londres....Eu sei que eles continuam perto de mim, como espero que eles saibam que a amiga deles está cá, mas sinto saudades de lhes dar um beijo, de me rir com eles, de passear, tomar um café, fumar um cigarro.....

E claro que desde que entrei para a faculdade, tenho pouquíssimo tempo para as pessoas e para fazer coisas, o trabalho e o Curso de Direito ocupam-me basicamente 15 das 24h do dia, e pouco ou nada sobra para o resto.
Se algum tempo tenho, ele tem que ser dividido entre família, amigos e o Paulo claro!

Tenho saudades da minha vida aos 16 anos quando andava no liceu...aos 18 anos quando estava na primeira licenciatura, de não fazer nada....ser só e apenas estudante, com o Jorge, a Angela, a Sónia, a Graça, a Carla e o resto do pessoal!

Tenho Saudades de ir com a Silvia e com a Sylvie ao cinema, e de passar horas com elas a ver montras....

Tenho saudades de ter tempo, muito tempo para aquilo a que nós chamamos “ il dolce far niente”!

Mas se calhar um dia ainda vou ter saudades do tempo em que não tinha tempo!!!


E vocês de que tem saudades?










8 comentários:

Anónimo disse...

Não é possível ter saudades do que não vivemos porque essa é a verdadeira essência da palavra: o sentimento de perda de qualquer coisa que já foi nosso. Uma coisa, um momento, uma pessoa.
Eu tenho saudades de momentos que recordo e que sei que não vão voltar a repetir-se. Nesses momentos encontra-se tudo, pessoas que se perderam no tempo, lugares que já se transformaram com o passar da minha memória pelos dias e coisas que apenas vivem nas minhas recordações.
Saudades são instintos! Instintos que nos apertam o coração por segundos e se vão desvanecendo até voltarmos a esquecer-nos deles...
Mas fazem parte de nós, da nossa melancolia enquanto seres humanos, enquanto animais capazes de recordar... A melancolia que, em muitos casos nos transforma e nos torna capazes de transformar o mundo.

Joaninha disse...

Tenho saudades de ter 3 meses de férias (e não apenas 15 dias, como este ano), de acordar tarde, de me levantar ao sábado de manhã com o único propósito de ver os desenhos animados na televisão, de dias inteiros sem estar em frente ao computador... Acho que a lista é quase infinita!

Unknown disse...

Será que é por ser um sentimento tão complexo que esta palavra é praticamente intraduzível? Também a minha lista de saudades é grande. De pessoas, momentos, estados de espírito... O importante é que não se reduz a um estado de tristeza. Se tenho saudades de alguém ou de um momento, é pelo que amo essa pessoa ou o prazer que esse momento me deu. E as saudades que me atacam (também eu sou nómada e desterrada) quando vejo as tuas fotos, amiga, quando penso nos meus pais e nesses momentos, significam também me trazem alegria. E um sorriso único à cara! Um beijo, amiga do coração!

Anónimo disse...

Tenho saudades de qd era mt mt pequenina corria para a TV ao sábado de manhã para ver o Clube Disney (c/ o Julio Isidro a apresentar), de ver o Tom Sawer, a Heidi, a série Verão Azul, do Topo Gigio, etc e tal (como és da minnha geração.. uns mesitos de diferença, sabes de q tou a falar). Mais tarde aos domingos de ver McGyver!
Anos mais tarde, saudades dos meus tempos na escola secundária, e mais tarde na faculdade (contigo e o resto do pessoal) a passar as manhãs no café a tomar a meia de leite e a torrada (a ouvir o Jorge, o Sérgio e Lda. a falarem dos jogos dos futebol) e à hora de almoço lá mudavamos de sitio e lá iamos comer o combinado de panado (eh!eh!).. Vida stressante de facto! E + stressante ainda era a semana da Queima: combinar as noites da ida á queima, jantaradas no Chinês do Sr. Jorge, ir dormir a tua casa, o meu stress se não tinhas a minha tosta mista qd tava c/ fome ou o assado de jantar... As saudades são muitas, mas é saudável o sentimento, saber que passei e senti esses momentos!
Obrigada Sandrinha por fazeres parte da minha Saudade!
Ângela

Anónimo disse...

De que tenho saudades!
Tenho saudades do tempo em que não me preocupava com o dinheiro que tinha no bolso... quando comprava tudo quanto queria, tenho saudades de sair a noite sem me preocupar que amanha é dia de trabalho e se calhar não é boa ideia... saudades de só porque me apetece hj não saio de casa... saudades de falar um pouco mais alto na rua sem me sentir envergonhada... saudades de me deitar tarde... saudades de ir ver o mesmo filme ao cinema duas vezes porque simplesmente gostei... saudades daquela e de outra pessoa...há certas coisas que com o tempo se perde... que o tempo nos rouba...daí a saudade. A saudade não é mais do que um buraco no tempo...
Mas saudades tuas nunca tenho, porque tas smp por perto! Até já...
BUÉ GIRA

Anónimo disse...

Tenho sobretudo saudades de não ter a cabeça tão cheia de memórias que, ocupada por recordações várias, me inquieta a alma quando penso nas outras idades que um dia tive, amigos, lugares, momentos e sobretudo nas pessoas que jamais poderei rever.
De facto, o que considero mais relevante é perceber que não é possível viver sem saudade porque isso significaria a tristeza da nossa própria existência e seria um péssimo sinal do nosso passado.
Mas claro, talvez a face mais flagrante seja ter saudades de não ter responsabilidades... A sério... Julgo que aquilo que mais aspiramos quando somos teenagers é precisamente aquilo que, em certos momentos, menos gostamos quando deixamos de o ser.
Por isso, minha cara Popotinha, haja saudade. Sempre!!! E Muita !!!
E tu, um dia terás saudades minhas?
Eu disso não tenho dúvidas a teu respeito.
Já que falamos nisso, tenho saudades da Miss Samantha ("La fantastique")...!
Ass.:"O gajo não identificado, mas que estava de branco..."

Anónimo disse...

Não tens família no Porto?
sinto-me renegada...

Anónimo disse...

Ohh minha querida, as suadades são muitas e não passa um dia que não pense nos nosso dias gloriosos a comer e a ver TV sem nada que fazer e sem preocupações... velhos tempo em que ficavamos contentes com uns miseros 50contos que ganhavamos, que ficavamos contentes por haver um carro de 2 lugares (o teu clio velhinho) para 3 ou 4 pessoas :) de irmos para o Swing até as tantas da manhã, beber vinho do balde do lixo na festa dos bombos em Mirandela... etc etc
Engraçado, estarmos a passar por uma fase de vida muito parecida, e neste momento o meu curso tal como o teu, também me leva quase as 24horas do dia. Espero ver-te brevemente para darmos umas gargalhadas e pudermos matar esta saudade ENORME!!! Beijo mt mt grande deste teu amigo que nunca te esquece.